A Ação Integrada de Saúde aconteceu nesta segunda-feira, no Assentamento Coelho, há mais de 25 km da zona urbana de município e levou atendimento especializado em várias áreas através da Secretaria de Saúde de Floriano. O vice-prefeito Antônio Reis, que na oportunidade representou o prefeito Joel Rodrigues, destacou a importância dos serviços de saúde ao homem do campo. “A Secretaria de Saúde está de parabéns por ações como essa que visam a melhora na qualidade de vida de quem vive na zona rural da cidade”, disse.
O evento mobilizou a comunidade e região. Como no mês de Janeiro se comemora duas importantes datas no calendário da saúde: Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (combate à Hanseníase), a localidade foi palco de atendimento multiprofissional nessas áreas. “Essas ações trazem uma determinação clara do prefeito Joel de que o cuidado das pessoas deve ser integral, por isso, estamos mobilizando nossas equipes e desbravando cada território. Seja na zona rural ou urbana, mas queremos levar o melhor do atendimento multiprofissional a todos os florianenses”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.
No setor de marcação e regulação de consultadas, 39 pacientes foram encaminhados. O Centro de Testagem e Aconselhamento realizou mais de 100 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Nas consultas medicas, mais de 40 pessoas foram atendidas pelo médico clinico geral, outras 34 tiveram encaminhamentos ao médico referência em Hanseníase no Piauí, Aldemes Barroso.
O Caminhão da Saúde, equipado com consultório odontológico atendeu 15 pacientes. A ação contou ainda com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. A equipe do CAPS ouviu pacientes da região e aplicou terapias comunitárias, além de visitas domiciliares e realizou dispensação de medicação controlada. A Farmácia Básica de Floriano atendeu pelo menos 30 pessoas que economizaram com a entrega de medicamentos gratuitos.