TERMINAL TURÍSTICO BEIRA RIO - FLORIANO-PI
Av. Frei Antonio Cúrcio, 1113-1255
Centro, Floriano - PI, 64800-000.
O Terminal Turístico Beira Rio em Floriano-PI é o principal cartão postal da cidade, e é também patrimônio do município, abrigando um dos prédios com a arquitetura mais antiga da cidade, que é o antigo prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil, hoje transformado em Terminal Turístico, equipado com escritório de informações, restaurante, bar e espaço para apresentações culturais.
O Terminal atualmente é o local de maior concentração de visitantes, ocupando bares, restaurantes e quiosques existentes às margens do Cais do Rio e o Flutuante dentro do Rio, o museu e a antiga Usina Maria Bonita, lugar onde funciona atualmente o Espaço Cultural de mesmo nome. A Avenida também é palco de eventos culturais e turísticos como o carnaval que é considerado um dos melhores do Estado.
ESPAÇO CULTURAL CHRISTINO CASTRO
O casarão centenário que abriga o Espaço Cultural Christino Castro, em Floriano, O espaço, inaugurado em 2002, pertence à família do empresário Chistino Castro, e reúne museu, biblioteca, anfiteatro e loja de artesanato. “Essa casa reúne a história do desbravador e empresário pioneiro Christino Castro, que nos anos 30 tinha uma frota de caminhões que percorria toda esta região. O casarão abriga museu, biblioteca, loja de artesanato, sala virtual e anfiteatro, e conta um pouco da história do nosso Estado. A população de Floriano merece receber este espaço reformado”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
Além de preservar parte da história e arquitetura da cidade de Floriano, o espaço abriga o Museu Zezé Castro – que faz parte do Cadastro Nacional dos Museus, a Biblioteca Pública Estadual “Da Costa e Silva”, também cadastrada junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas Estaduais e Nacionais, o Anfiteatro “Alda Castro”, uma sala de informática e uma loja de artesanato.
A biblioteca, por exemplo, possui um acervo composto por mais de 3 mil livros e é a única biblioteca pública de Floriano.
O casarão foi construído em 1915 e ainda preserva suas características originais. O museu, cujo nome homenageia a esposa de Chistino Castro, reúne móveis e utensílios que representam a história da família, assim como costumes e tradições de uma época. São peças do século XVIII, final do século XIX e também do século XX. O local já faz parte do roteiro histórico-cultural da cidade.
O anfiteatro homenageia Alda Castro, filha mais velha de Christino Castro, professora e amante da música. O espaço comporta um público de 100 pessoas, onde são realizados shows, apresentações de dança e de teatro, além de palestras, cursos e oficinas.
CIDADE CENOGRÁFICA
A cidade de Floriano, no Sul do Piauí, apresenta todos os anos A Paixão de Cristo. O espetáculo conta com 20 cenas, sistema de som e luz profissionais, em um espaço de 45 mil metros quadrados construídos especialmente para a encenação. É o segundo maior cenário a céu aberto do Brasil. O Teatro Cidade Cenográfica é cercado por uma muralha de sete metros de altura.
O Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (ESCALET), responsável pela encenação, comemora 30 anos. A Paixão de Cristo de Floriano tem entrada gratuita e contará com 350 atores. Crispim garante que todas estas mudanças serão percebidas por quem já estiver na cidade cenográfica. O espetáculo mostra momentos marcantes da história de Jesus do batismo à ressurreição. Estima-se que a montagem do grupo ESCALET já foi vista por mais de 2 milhões de espectadores em mais de 165 apresentações tanto no Teatro Cidade Cenográfica, como em festivais e praças públicas do país. Além disso, ele é considerado o
maior evento cultural do Piauí - um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 30 mil espectadores por ano.