As Secretarias de Desenvolvimento Rural, Infraestrutura, Governo, Sáude e Meio Ambiente junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiro de Floriano se reuniram na tarde desta quinta-feira (23) para iniciar as discussões sobre um Plano de Contingência para Chuvas.
Em dados comparativos, o índice pluviométrico na região de Floriano se mantem estável nos últimos trinta anos. Este ano, por exemplo, o volume de chuva até agora foi de 172 milimetros. No mesmo periodo do ano passado, esse número foi bem menor, apenas 81mm.
O secretário Assis Carvalho, da Infraestrutura, afirmou que a pasta irá intensificar as ações de desobstrução de rios e riachos que cortam a cidade. "Essa é uma questão interessante na geologia da cidade, pois Floriano é cortada por 13 riachos que com o tempo e crescimento da cidade, foram assoreados", disse. O coordenador da Defesa Civil, João Raimundo, explica que o órgão tem monitorado esses locais.
Em quinze dias está agendada uma nova reunião, onde serão unificadas as sugestões de todas as pastas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Plano de Contingência
Um plano de contingência é um tipo de plano preventivo, preditivo e reactivo. Apresenta uma estrutura estratégica e operativa que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas. O plano de contingência propõe uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma organização, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por uma contingência interna ou externa.