O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, recebeu técnicos da Secretaria de Saúde na manhã desta segunda-feira, 15, para analisar quais os primeiros impactos da reabertura gradual e organizada do comércio da cidade. Participaram do encontro, além do Secretário de Saúde, James Rodrigues, os diretores da Vigilância Sanitária Jussinaldo Duarte e Epidemiológica, Milessia Mousinho.
Os médicos Justino Moreira e o Vinícius Coelho também estiveram presentes e colocaram suas opiniões técnicas sobre o assunto. “O que nós devemos entender é que o número de casos vai crescer até o fim da pandemia de qualquer maneira. Nós precisamos observar é a taxa de mortalidade, mas com a utilização do protocolo de Floriano estamos tendo resultados positivos”, disse Justino Moreira.
O prefeito Joel Rodrigues pontou a importância dos técnicos da Saúde acompanharem a evolução dos números e dar transparência a esse processo. “Já superamos essa primeira semana e agora vamos observar como a curva de contágio vai se comportar. Com esses dados em mãos, podemos continuar nossa reabertura”, disse.
O chefe da Vigilância Sanitária de Floriano, Jussinaldo Duarte destacou que a fiscalização dos estabelecimentos comerciais tem se intensificado, mas pediu a colaboração dos empresários no compromisso com as medidas sanitárias. “Sem a ajuda dos empresários e o respeito às regras, podemos voltar pra fase anterior”.
A fala do diretor se dá pelo fluxo de pessoas no centro da cidade nos últimos dias. A preocupação das autoridades é que o comportamento “em manada”, possa ter reflexo no aumento de casos e consequentemente de mortes.
Para evitar que isso aconteça, o prefeito Joel Rodrigues foi enfático e pediu coerência a estabelecimentos comerciais que aglomeram um grande número de pessoas. “Temos de ser responsáveis pelo nossos atos. Não adianta reabrir o comércio prezando por medidas sanitárias e o próprio empresariado descumprir. Se tivermos de voltar a fase de isolamento total, não tenham dúvidas, nós voltaremos. Fizemos nossa parte no fortalecimento da rede de saúde, agora o empresário precisa dar o exemplo”, disse.