A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer reuniu, na manhã desta segunda-feira, 10, artistas de vários seguimentos culturais de Floriano, para repassar informações, orientações e tirar dúvidas sobre os cadastros culturais local e estadual e sobre os passos para ter direito ao auxílio emergencial financeiro, através da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, que visa amenizar a situação dos agentes culturais, prejudicados pelo período da pandemia.
O secretário da pasta, Leonardo Batista explicou como o município de Floriano vai atuar a partir do recebimento dos recursos nas contas e incentivou os artistas e grupos a realizarem o cadastramento local, que permitirá um mapeamento cultural de Floriano, cujos links estão no site oficial: www.floriano.pi.gov.br. O secretário também orientou que todos façam, ainda, o cadastro em nível de estado, através do site: www.cultura.pi.gov.br/sicac. Esses cadastros são essenciais para o direito ao auxílio emergencial.
No encontro, realizado na quadra da Estação Cidadania, Cultura e Esporte Nivaldo Junior, estiveram presentes cerca de 20 representações das rezadeiras, de comunidade de terreiros, artesanato, dança, teatro, quadrilhas, cultura popular, capoeira, musica, parques de diversões, produtores de eventos e empresas que atuam no setor cultural, como prestadores de serviço nas áreas de aluguel de estruturas técnicas e outros.
“Passamos todas as orientações possíveis, mesmo assim temos uma equipe na secretaria de Cultura para atendê-los e estamos fazendo o levantamento das atividades culturais para irmos até às comunidades, se necessário for”, disse Leonardo Batista.
O secretário pediu para que os representantes presentes repassem as informações para os demais artistas de cada seguimento.