A Prefeitura Municipal de Floriano, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) e do apoio da Defesa Civil, realizou nos dias 17 e 18 de novembro, ações de orientação e conscientização para a preservação dos recursos hídricos: riachos e mananciais sem lixo ou resíduos após sua limpeza. O trabalho realizado pelas equipes contemplou a rua Manoel Lapa - próximo ao riacho do Curador, e as ruas Delson Fonseca e Aluísio Ribeiro, no bairro Manguinha.
Os recursos hídricos tem uma importância fundamental para a sobrevivência de todos os seres do planeta e tem sido tema de inúmeros debates internacionais, tendo em vista a gravidade que sua falta pode acarretar. O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente diversas atividades humanas.
Outro importante apoio, ocorre com a Secretaria Municipal de Infraestrutura que, todos os anos, realiza limpezas e desobstruções, principalmente no período mais chuvoso, afim de evitar problemas e transtornos à população com as fortes chuvas. De acordo com a secretária, Gracianny Nunes, o objetivo das ações é "sensibilizar a comunidade com a apresentação de cartazes informativos, conversas e esclarecimento sobre as consequências e danos causados pelo lixo dentro dos riachos, córregos ou esgotos".
O trabalho de educação ambiental realizado durante dois dias, contou com o importante apoio e participação da diretora Prof.ª Socorro Dias e equipe, além do João Raimundo, coordenador da Defesa Civil em Floriano. "Com isso agradecemos a comunidade pela acolhida e atenção. Este trabalho terá continuidade com a a realização de mais ações como estas em outros pontos da cidade", finalizou Gracianny.