Dados compilados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Floriano, concluem que o município apresentou queda significativa no número de novas infecções pelo novo coronavírus no período de agosto a dezembro de 2020. Segundo técnicos da pasta, o mês de agosto foi considerado o pico da doença na Princesa do Sul.
Em agosto de 2020 foram detectados 1344 novos casos de Covid-19. De lá pra cá, esse número caiu significativamente. Em dezembro do mesmo ano, o número ficou em 361 pacientes positivos. Uma queda de 76% em quatro meses. James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano, acredita que esses dados estão em consonância e refletem a realidade locais. “As medidas tomadas em Floriano serviram de exemplo para inúmeras cidades pelo Brasil. Nossa política de enfrentamento é transparente, humanizada e assertiva”, disse.
Outro ponto para comemorar diz respeito a testagem da população. Diferente de outros municípios, Floriano foi uma das poucas cidades do estado a continuar seu programa de testagem sem interrupções. Inclusive ampliando parcerias entre instituições de renome nacional para a realização de teste RT PCR, o padrão outro. Em pouco menos de um ano, o programa de testagem municipal no Centro de Referência Gripal de Floriano já realizou mais de 10 mil procedimentos. Juntando com as amostras coletadas pelo Hospital Tibério Nunes, Pesquisa IBOPE e AMOSTRAGEM e rede privada, totalizam mais de 24.497 testes, rápidos e SWAB.