A espera enfim terminou. Foram imunizados nesta terça-feira (19), os primeiros moradores de Floriano contra a Covid-19. Os escolhidos foram a técnica em laboratório, Jucélia Aguiar e o médico Justino Moreira. Os dois profissionais trabalham na linha de frente ao enfrentamento ao novo coronavírus.
Jucélia é natural Canavieira, mas vive em Floriano. A técnica em laboratório está desde da estruturação do Centro de Referência Gripal e é responsável pela testagem de milhares de pessoas. “Pra mim é uma honra e uma responsabilidade. Quando ninguém queria ir para a linha de frente e eu recebei o convite para trabalhar, não hesitei e fiz meu papel como cidadã”, disse.
O médico Justino Moreira é natural de Landri Sales, mas fez carreira em Floriano tem experiência e autoridade no tratamento de Covid-19 reconhecido nacionalmente. Foi aqui em Floriano, em parceria com a médica florianense Marina Bucar, que Moreira desempenhou papel protagonista no início da pandemia quando não havia nenhum tipo de indicação medicamentosa e orientação sobre o importância da identificação dos primeiros sintomas.
O ato histórico aconteceu na sede da Secretaria de Saúde de Floriano com a presença do prefeito Joel Rodrigues, Secretário de Saúde, James Rodrigues, promotor público Arimateia Dourado e o Presidente da Câmara de Vereadores, Joab Curvina, além de outros parlamentares e setores da sociedade civil organizada.
Mais cedo, o município recebeu 707 doses da vacina que serão utilizadas, nesta primeira etapa, para imunizar profissionais em Saúde da linha de frente de enfrentamento à pandemia. Está prevista para essa quarta-feira (20) a vacinação dos profissionais do Centro de Referência Gripal de Floriano e entrega das doses do Hospital Tibério Nunes.