Representantes da Vigilância Sanitária, Superintendência de Trânsito de Floriano e Polícia Miliar do Piauí se reuniram nesta quinta-feira (11) para discutir estratégias de combate a festas clandestinas e aglomerações neste período carnavalesco.
No âmbito municipal, o decreto 06/2021 suspende eventos de qualquer natureza, seja privado ou público, bem como a realização de eventos culturais, atividades desportivas, sociais e atividades de boates, casas de shows e de quaisquer outros estabelecimentos que promovam atividades festivas. Além disso, estão vedados pontos facultativos nas repartições públicas municipais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Na reunião ficou acordado que os três órgãos, dentro de suas atribuições, irão desempenhar frentes de trabalho como blitz e fiscalizações tanto na área urbana como rural da cidade. O objetivo é combater o maior número de aglomerações e evitar a disseminação do novo coronavírus.
“Nossa perspectiva é de que tenhamos equipes em pelo menos 4 pontos da cidade. Essa força-tarefa tem como objetivo também desencorajar as pessoas que consomem álcool e por tabela evitarmos o aumento de acidentes”, explica Jussinaldo Duarte, Diretor da Vigilância Sanitária de Floriano. A Polícia Militar já confirmou a utilização do bafômetro.
As ações não serão focadas apenas no final de semana. Na terça, dia 16, as equipes continuam a fiscalização. “Em caso de descumprimento, a polícia militar pode fazer um termo circunstanciado de ocorrência, um dispositivo legal para registro de um fato tipificado como contravenção penal ou infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes que tenham a pena máxima em até dois anos de cadeia ou multa”.