Termina no próximo dia 10 de março, quarta-feira, o prazo para o pagamento do IPTU 2021 de Floriano com 10% de desconto em cota única. Mas se preferir, o contribuinte também pode fazer o parcelamento do débito em até três parcelas, com vencimentos em 10 de março, 10 de abril e 10 de maio.
Quem ainda não tiver recebido o carnê pelos Correios, pode se dirigir até o Centro Administrativo (que agora voltou ao horário de atendimento corrido, de 7h30 às 13h30) ou imprimir o boleto de pagamento também pelo site do município: www.floriano.pi.gov.br, inclusive quem tem dívidas de IPTU, para conferir a sua situação fiscal e, se preferir, parcelar o débito em até 24 vezes.
O dinheiro arrecadado com o IPTU é investido em educação (25%), saúde (15%), serviços públicos como a coleta de lixo, limpeza urbana, capina e iluminação, manutenção de estradas vicinais e outros serviços.
O não pagamento do imposto gera a irregularidade do imóvel, que não pode ser, por exemplo, vendido, transferido ou utilizado para negociações com os bancos. A partir deste ano, a inadimplência, além de reduzir a capacidade de investimentos públicos em Floriano, também se transforma em dívida ativa e o contribuinte será negativado no Serasa. A secretária de Finanças de Floriano, Josélia Rodrigues lembra que esta é uma exigência da legislação.
Quem não tiver acesso à internet pode aguardar o boleto, que será entregue pelos Correios ou quitar o IPTU de forma presencial, se dirigindo até o Centro Administrativo, que fica ao lado da Receita Federal, no horário de 7h30 às 13h30, exceto no período determinado para a suspensão do atendimento ao público, que vai de segunda a sexta-feira, 8 a 12 de março.