Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizada pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, a solenidade de abertura da V Jornada Pedagógica, no auditório da Assitência Social. O evento foi transmitido pelas redes sociais oficiais do município por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), como forma de evitar aglomerações diante do cenário da Covid-19.
Participaram da abertura oficial, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Joab Curvina e o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira. "Este é um momento de direcionar os nossos educadores que são os protagonistas neste processo de ensino-aprendizado. O desafio é tornar a escola, o ensino, cada vez mais acolhedor e integrado com a comunidade", disse Nylfranyo, secretário de Educação.
O prefeito Joel Rodrigues falou sobre os desafios enfrentados pela educação municipal com a pandemia do Coronavírus, além da busca dos recursos para a reestruturação das escolas da rede municipal. "Os desafios são muitos. Porém, acreditamos na condução de um trabalho de qualidade pelo nosso secretário Nylfranyo Ferreira e toda sua equipe de grandes profissionais", disse Joel, que ao final de sua fala, entregou rosas para as mulheres presentes no auditório, em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado nesta segunda, 8 de março.
A palestra de abertura foi conduzida pelo promotor de justiça, Dr. Arimatea Dourado, que abordou o modelo de educação atual diante da pandemia, conscientizando os professores sobre a importância do seu papel no ambiente escolar, respondendo, ao final, perguntas dos diretores e coordenadores.
Após a abertura, os professores foram direcionados para uma equipe de psicólogos, que abordaram os diversos segmentos da Educação Infantil (anos iniciais e finais), para uma acolhimento com o objetivo de abordar o emocional da equipe da Rede Municipal para o retorno das aulas, que ocorrerão no dia 15 de março.
A jornada pegagógica, que será realizada de 8 a 12 de março, busca orientar os professores da rede de ensino para produção e aprimoramento do planejamento curricular, que também será vivido na prática, com visitas as escolas municipais. "Serão cinco dias de muito aprendizado, abordando teoria e prática, com o objetivo central de melhorar a qualidade do ensino da nossa Floriano", encerrou Nylfranyo Ferreira, secretário de Educação.