A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deu início ao curso de formação continuada para os profissionais que compõem a banda de músicos de Floriano. De 7 a 30 de abril, os integrantes estarão recebendo uma série de instruções e novos aprendizados.
O curso, com carga horário de 60h, tem o objetivo de aprimorar e capacitar sobre as técnicas preexistentes nos músicos, na realização de seus trabalhos e na aplicação de cursos futuros. Além de receberem aulas, os integrantes também estarão aptos para ministrar e formar novos músicos, que serão voltados para os jovens florianenses que, porventura, se interessarem na área musical, para uma formação em operação de instrumentalização.
O cronograma é dividido entre aulas remotas e presenciais, ocorrendo das 19h30 às 22h00, com uma aula prática por semana. Na noite desta terça-feira (13), foi realizada a primeira formação prática na Estação da Cidadania Nivaldo Júnior. "É um curso profissionalizante, de formação dos músicos e, para isso, se faz necessário uma grade curricular presencial e remota", disse Reginaldo Monteiro, secretário da pasta.
Os professores instrutores Nisley Wallas e Marcelino, repassam as orientações e os alunos identificam quais notas estão sendo trabalhadas em cada canção, os instrumentos utilizados em cada música e como reproduzí-las, identificando onde deve ser melhorado e quais reproduções estão sendo realizadas de forma correta pelos músicos.
Durante a aula prática, foi feita uma análise de todas as notas e como executá-las de forma coesa, executando os ensinamentos adquiridos através das aulas remotas. A formação é direcionada para os 22 participantes, membros da banda de músicos do Município.
"Estamos adotando esse modelo de formação para os músicos e, em seguida, eles estarão prontos para formação de novas turmas, nas quais eles mesmos irão ministrar as aulas, oportunizando uma formação de qualidade gratuitamente", finalizou Reginaldo.