O Grupo Musical Clowns in Emergency realizou apresentação nesta sexta-feira (30), no Centro de Referência Gripal de Floriano. O momento foi registrado por pacientes e profissionais do centro de saúde e foi marcado por muita emoção.
Segundo um dos organizadores do grupo, Maycon Losan, o objetivo da turma formada por estudantes, cantores e músicos profissionais é levar alegria e musicalidade para ambientes hospitalares e sociais. “Este é um trabalho sério e que tem foco no emocional. As pessoas que vivem nestes ambientes (hospitalares e sociais), sejam pacientes ou profissionais, passam por muitas situações que desconhecemos então, nosso objetivo de suavizar e trazer leveza para essas rotinas”, explica.
James Rodrigues, secretário de saúde de Floriano, acredita que momentos como esse contribuem significativamente para a melhora do paciente e ajuda a diminuir a tensão no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde, principalmente, aqueles que estão na linha de frente da pandemia desde o começo.
O Projeto de Musicalidade de Humanização Hospitalar e Social - Clowns in Emergency surgiu em 2014 em Teresina e hoje faz apresentações no Piauí e Maranhão. Em 2020, o projeto precisou se se reinventar para poder continuar a missão de abordar vidas neste período pandêmico. “Muitas vidas foram afetadas devido a pandemia, perdendo seus entes queridos, trazendo a consequência de um luto patológico que afeta agressivamente a sua saúde mental, como do profissional de saúde que se sente pressionado com a rotina tão cansativa do trabalho. O Clowns In Emergency tem se tornado um grande refúgio para almas aflitas, depois que as pessoas são abordadas vemos grandes resultados promovido pelo o projeto”, afirma Maycon Losan.