O Maio Laranja é a campanha realizada durante todo o mês de maio em combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Nesta manhã (18), a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através da Prefeitura de Floriano, promoveu o dia "D" da campanha.
Para lembrar a data, foi realizada uma caminhada que partiu da praça Coronel Borges em direção a praça Dr. Sebastião Martins. Durante o percurso foram divulgadas orientação quanto aos cuidados e alertas aos sinais de agressões e abusos contra crianças e adolescentes em Floriano.
A caminhada buscou promover a conscientização da população sobre a importância da denúncia de abusos e divulgar o principal meio para relatar os casos de suspeitas, através do canal Disque 100.
O evento ocorreu com a participação da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros, do promotor de Justiça, Arimatea Dourado, bem como de alguns vereadores e pessoas que se mobilizam em busca de um bem maior, que é a proteção das crianças e adolescentes.
Segundo dados da SEMDAS, em 2020 foram relatados 107 casos de maus tratos e 17 casos de abusos e exploração sexual em Floriano. As denúncias também podem ser realizadas por meio do Conselho Tutelar, Polícia Militar (190) e Polícia Civil.
"Fazemos um trabalho em parceria com o Conselho Tutelar, CREAs, Assistência Social, CRAS, Criança Feliz, Promotoria, 1⁰ Vara, Polícias Civil e Militar. Esse trabalho em equipe nos possibilita chegar aos possíveis agressores e com isso, seja possível reduzir o número de casos. É muito importante o olhar atento da população. Não se calem, denunciem", concluiu Rafaela, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.