A Coordenação de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Floriano realizou na Unidade Saúde Santa Cruz, na manhã desta sexta-feira (28), uma roda de conversa sobre o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O momento contou com a presença do Secretário, James Rodrigues e com mais de 20 gestantes.
O objetivo da ação é promover a conscientização da sociedade sobre problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. Em todo o mundo, doenças como diabetes, aids, malária e obesidade são responsáveis por 28% das mortes maternas. A boa notícia é que essas doenças podem ser detectadas em exames pré-natais, facilitando o tratamento.
É necessário mobilizar gestores, profissionais de saúde e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para a necessidade de promover, proteger, dar suporte, acesso e qualidade à saúde de gestantes e puérperas. A redução da mortalidade materna permanece um grande desafio da saúde, da ética e da equidade social, de gênero e raça.