Na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde através do Núcleo Multiprofissional de Saúde, finalizou os atendimentos de mais uma etapa do Programa Saúde Auditiva, uma parceira de integração de governos estadual e municipal, com o Centro Integrado de Saúde "Lineu Araújo". Segundo Daniel Gutemberg, diretor do Núcleo Multiprofissional, foi realizada a última etapa de exames para a confecção de dispositivos auditivos de 12 florianenses.
O Núcleo Multiprofissional de Saúde têm proporcionado a esses florianenses a continuidade do processo de reabilitação auditiva. “A reabilitação auditiva é de suma importância “para reajustar a audição e a capacidade de comunicação do paciente”, explica.
Os aparelhos auditivos têm a função de compensar o déficit auditivo da pessoa, isto é, eles amplificam os sons que o paciente não ouve mais. Quando as pessoas perdem a audição, ou elas não ouvem nada, ou não escutam todos os sons da mesma forma. Dependendo da característica de som, é possível amplificar os agudos e preservar os graves.
Daniel Gutemberg explica que desde que assumiu a direção do Núcleo, tem se dedicado a organizar o processo que vai desde a promoção à saúde auditiva até o acompanhamento integral de quem precisa do aparelho. “Nós encaminhamos as pessoas com deficiência auditiva ou suspeita de perda auditiva a esse serviço. Para isso, organizamos junto com o paciente a documentação necessária, o que facilita o acesso.
Os pacientes encaminhados a Teresina são transportados pela Secretaria de Saúde de Floriano e realizam uma série de exames especializados.