O município de Floriano ganhará um Centro Integrado de Educação Especial (CIES) para descentralização da educação para pessoas com deficiência. A notícia foi recebida através do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e do deputado estadual Francisco Costa, que estiveram, nesta manhã (29), em reunião com o prefeito Joel Rodrigues. A obra será realizada pelo Governo do Estado, conquistada com apoio da deputada federal, Rejane Dias.
O CEIS será construído na área da Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves, prédio do Estado que está desativado no município. As autoridades realizaram uma visita no local para avaliar as condições atuais do prédio que dará lugar ao novo projeto que englobará a construção de salas de aula e de informática, refeitório, piscina, entre outros.
O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) é uma instituição ligada à Secretaria Estadual de Educação do Piauí - SEDUC, através da Gerência de Educação Especial, em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID, que presta atendimento a crianças e adolescentes com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 2 a 14 anos.
O CEIS realizará atendimentos por meio de uma equipe multiprofissional, que envolve professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e nutricionistas, se tornando um centro de educação e de saúde.
"O CIES atuará no suporte a crianças e adolescentes de Floriano e região através do atendimento educacional especializado, para que haja sua inclusão na rede regular de ensino", disse Mauro Eduardo, secretário do Estado da Pessoa com Deficiência.