O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues acompanhado do Diretor Jurídico Cleber Alencar e assessora jurídica da pasta, Brenda Gomes, participaram de reunião nesta segunda-feira, 23, no Ministério Público do Piauí. A vista foi ciceroneada pelo promotor Arimatea Dourado.
Na pauta, foram discutidos mecanismos para que a Secretaria de Saúde possa agilizar respostas de pedidos que são feitos pelo Ministério Público do Estado. Segundo James Rodrigues, a SMS precisa se organizar para responder prontamente essas solicitações. “O Ministério Público é um parceiro. Ele fiscaliza e nos ajuda a melhorar. Temos respeito por essa grande instituição”, disse.
Outro assunto colocado na conversa foi solicitação do município de Floriano para a implantação de uma UNACOM. Os Unacons são hospitais que possuem recursos humanos e tecnológicos adequados para a prestação de assistência especializada de alta complexidade, sendo responsáveis pelo diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes no Brasil. Podem ter ou referenciar os serviços de radioterapia, hematologia, oncologia pediátrica e medicina nuclear com iodoterapia.
Segundo James Rodrigues, o Hospital Tibério Nunes tem condições reais de receber essa estrutura ao ser habilitado pelo Ministério da Saúde. “Com a vinda da consulta em cirurgia oncológica, o prefeito Joel Rodrigues pediu que se fizesse um estudo para analisar a viabilidade da implantação desse serviço e agora vamos alinhar com a direção do HTN os próximos passos a seguir. Nós temos condições físicas, estruturais, humana e política para tal”, disse.
O promotor público Arimatea Dourado também cobrou do gestor que fosse melhorada a comunicação sobre os dias de atendimento do Centro de Especialidade Odontológica. “Temos recebido algumas reclamações e precisa ser divulgado que está funcionando. James Rodrigues concordou com a observação feita pelo promotor e assegurou que vai mobilizar o compartilhamento dessas informações.