Na última sexta-feira (08), todos os psicólogos da rede municipal de saúde estiveram reunidos com o secretário James Rodrigues e a Coordenadora de Saúde Mental, Idalina de França e o diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutemberg. O encontro teve como objetivo a reorganização do serviço.
Segundo James Rodrigues, com a pandemia a procura pelo serviço aumentou bastante. “Infelizmente, não foram apenas as sequelas físicas que marcaram a covid-19 em nossas vidas. Muitas pessoas ficaram isoladas, sozinhas e isso aflorou muitos os problemas psicológicos”, disse.
Dados da epidemiologia municipal apontam que apenas no ano de 2021, foram observadas mais de 25 tentativas de suicídios. Na reunião, estiveram presentes profissionais do CAPS II, AD III e Núcleo Multiprofissional de Saúde.
No encontro, ficou acordado que quatro unidades de saúde terão psicólogos de referência para regiões da cidade que foram distribuídas baseadas no remapeamento dos agentes comunitários de saúde. As unidades são: Paulo Martins, Santa Cruz, Helvideo Nunes e Jasmina Bucar. Além disso, o serviço de apoio psicológico é ofertado na Sala de Estimulação Precoce na unidade básica de Viana de Carvalho.