Neste sábado, 04, foi realizada a primeira edição da Balada da Vacina que acontece no estacionamento do Floriano Shopping. Segundo o secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a ação foi considerada um sucesso com a participação ativa de pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, público alvo da campanha. Foram quase 100 doses de vacinas aplicadas, algumas crianças e adolescentes receberam duas imunizações.
O objetivo principal da ação foi ampliar a vacinação de crianças e adolescentes de 09 a 14 anos que ainda não tinham tomado a vacina contra o vírus HPV e na oportunidade também poderia ser imunizado contra meningite.
Embora o HPV (Papilomavírus humano) seja uma doença sexualmente transmissível, a prevenção pode começar bem antes da vida sexual, como explica Pollyane Pires, diretora de Imunização. “O ideal é que elas fossem tomadas antes da iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus. A eficácia da vacina é alta: 95% de sucesso no combate às principais cepas causadoras de câncer”, explica.
O HPV se destaca como uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Oito entre dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papilomavírus ao longo da vida. O Ministério da Saúde registra 137 mil novos casos no país a cada ano. Hoje, o desenvolvimento da doença é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.
Já a vacina meningocócica é responsável pela imunização contra a Meningite e possui uma alta taxa de procura nos laboratórios. Isto se justifica devido a gravidade da doença, que pode provoca lesões mentais, motoras e auditivas.
A Meningite é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas Meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. A bactéria possui 12 sorogrupos diferentes. Atualmente, 5 destes sorogrupos (A, B, C, Y e W) são responsáveis por quase todos os casos de Meningite no Brasil.
O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva, durante contato próximo ou demorado com o portador, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa.
A ação contou ainda com mobilização das equipes de saúde da família das unidades de saúde Jasmina Bucar e Camilo Filho. Foram ofertados ainda, para maiores de 18 anos, testagem gratuita para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites B e C), onde foram realizados 124 exames através do Centro de Testagem e Aconselhamento. O Núcleo Multiprofissional de Saúde participou com psicólogas e nutricionistas que realizaram atividades lúdicas voltadas para o público alvo da ação.