A Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Floriano, para imunizar cerca de 200 advogados contra a gripe influenza. O acordo foi realizado após reunião entre o secretário de saúde, James Rodrigues e o presidente da subseção, Pablo Alves.
As doses foram compradas pela OAB e a Secretaria de Saúde vai ofertar o apoio logístico e profissional para a aplicação da vacina. “Nós ficamos felizes em promover essa vacinação. A Ordem dos Advogados é parceria da Prefeitura de Floriano em diversas ações e temos a satisfação em retribuir”, afirmou James Rodrigues.
O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra o vírus H1N1, uma vez que a imunização reduz em até 80% o risco do indivíduo contrair a doença. Estudos apontam que a vacina reduz em torno de 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e diminui cerca de 39% a 75% a mortalidade por complicações de doenças relacionadas à influenza.
Os estudos mostram ainda que o vírus influenza pode sobrecarregar e enfraquecer o sistema respiratório tornando o indivíduo mais vulnerável para complicações do novo coronavírus, caso contraia a covid-19, simultaneamente com a gripe. Até mesmo um quadro anterior de gripe pode deixar o organismo temporariamente mais debilitado, abrindo portas para que o paciente possa ser mais afetado pela ação do coronavírus, caso venha a contraí-lo.