Na última terça-feira (15), o secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, se reuniu com representantes dos agentes comunitários de saúde para definir os critérios de pagamento do incentivo financeiro autorizado, em dezembro de 2021, pelo prefeito Joel Rodrigues. O valor é pago a estes profissionais, a título de custeio, pelo cumprimento das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Ficou acordado que os quesitos avaliados serão: cadastro das equipes de Estratégia de Saúde da Família, atualização, estratificação e participação em curso de atualizações do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
“Estou, neste momento, autorizando o secretário James Rodrigues a pagar o incentivo financeiro aos agentes de saúde de Floriano, pois reconheço que essa é uma luta que deve ser respeitada e nós temos orgulho do trabalho que realizaram na pandemia”, afirmou o prefeito Joel Rodrigues, à época.
Mais conhecidos pela sigla ACS, os agentes comunitários de saúde têm um papel preventivo no que se refere à saúde das famílias, exercendo papel central na ligação entre os domicílios, as unidades básicas de saúde (UBSs) e a comunidade. Eles atuam também em espaços comunitários, de forma a promover a prevenção de doenças e a saúde, desenvolvendo, junto à população, ações empreendedoras.