Na manhã desta quinta-feira, 10, a Escola de Conselhos do Estado do Piauí ”Conselheiro João Neto Silva Rodrigues”, iniciou um curso de formação continuada para conselheiros tutelares e de direitos da criança e do adolescente de Floriano e cidades circunvizinhas.
O curso é realizado em parceria com o Governo do Estado e Conselhos Tutelares, e contam com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Floriano. O objetivo é promover a formação e renovação dos conhecimentos dos conselheiros tutelares, de forma a ajudar na eficácia de atuação dos profissionais, enquanto conselheiros, melhorando a adaptação no trabalho e promovendo a qualificação necessária para atividade cotidiana do conselheiro.
O município de Floriano é polo da região, servindo como referência para os municípios vizinhos. O curso tem duração de aproximadamente três dias, e nesta edição, está sendo ministrado para 60 conselheiros tutelares ou de direitos da criança e do adolescente de Porto Alegre, Jerumenha, Nazaré do Piauí, Itaueira, Canavieira, Bertolínia, Uruçuí e Guadalupe.
Como conteúdo, o curso traz atualizações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e orientações de organização do trabalho.
Para Rafaela Barros, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Floriano, a qualificação para os conselheiros "é uma experiência que se leva para a vida, pois sabemos que o conhecimento é a melhor forma de executarmos nosso trabalho de forma adequada", disse.
A Escola de Conselhos é um projeto cuja meta é aprimorar o conhecimento dos conselheiros de direitos da criança e do adolescente e dos conselheiros tutelares em todo o Piauí, alcançando assim, um trabalho mais efetivo de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no Estado.