As campanhas de vacinação contra a gripe (Influenza) e o sarampo começam nesta terça-feira, 5 de abril. Na primeira etapa da imunização que previne a gripe, o público-alvo serão os trabalhadores da saúde. Nas próximas semanas, a campanha se estende para os demais grupos prioritários.
Diferente da vacinação contra a Covid-19, que está disponível para todas as pessoas acima dos cinco anos de idade, a campanha contra a gripe tem foco nas pessoas que correm maior risco de desenvolver casos graves e ir a óbito quando infectadas com o vírus Influenza, como os idosos, pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e crianças menores de 5 anos, ou aquelas mais expostas (trabalhadores da saúde e professores, por exemplo).
A vacinação contra o sarampo terá como público-alvo, nesta primeira etapa, a partir de 5 de abril, os trabalhadores da saúde. Em seguida, a estratégia deverá abrir a imunização para as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos e idosos.
Vacina da gripe trivalente
A vacina Influenza trivalente, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus (neste ano, H1N1, H3N2 e tipo B).