Os gerentes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Floriano estiveram reunidos nesta quarta-feira (04) com a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro teve como objetivo reforçar o papel do profissional dentro do organograma da equipe de estratégia de saúde da família.
Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, coordenação das ações no território e integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços. Caroline Reis, secretária de Saúde de Floriano, enfatiza que o novo modelo de gestão será compartilhado e que o papel dos gerentes é fundamental nesse processo.
"Solicitei que nossos gerentes trabalhem baseados em relatórios para que os problemas sejam resolvidos com maior brevidade possível, pois a população tem pressa. Ninguém vai a postinho de saúde se não estiver precisando de um serviço", afirma Caroline Reis.
Participaram da reunião, as coordenações de Atenção Básica, Recursos Humanos e diretoria administrativa. O Ministério da Saúde exige que a função de gerente deve ser exercida por profissional qualificado, com nível superior, não integrante das equipes vinculadas às USF e cumprindo carga horária de 40 horas semanais.
Quais as atribuições?
O gerente na USF deverá conhecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e fomentar a participação dos profissionais na organização do horário de atendimento aos cidadãos, com base em protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de apoiar a referência e contrarreferência entre equipes que atuam na APS e nos diferentes pontos de atenção, com garantia de encaminhamentos responsáveis.