As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial II e AD III estão com seus estoques de medicamentos abastecidos. A informação foi repassada pela Diretoria Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em contato com a Central de Atenção Farmacêutica do município.
A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, acompanhou de perto a dispensação para estes estabelecimentos, na semana passada. A gestora, que é também é farmacêutica, afirmou que essa é uma das prioridades do prefeito Antônio Reis na área da Saúde, “para que as farmácias das unidades de saúde e rede de atenção psicossocial sempre estejam com seu estoque atualizado para atender a todos. Eu fiz questão de fiscalizar de perto essa demanda. As farmácias estão abastecidas, é uma de nossas prioridades”, assegurou Caroline Reis.
As medicações dispensadas estão em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). A Rename é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do SUS, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade. E tem como base a relação dos medicamentos indicados para os tratamentos das doenças e agravos que acometem a população brasileira. A lista é construída a partir de uma avaliação que considere as informações de eficácia, efetividade, segurança, custo, disponibilidade, entre outros aspectos, obtidas a partir das melhores evidências científicas disponíveis.
A Central de Atenção Farmacêutica é responsável por distribuir os medicamentos para as farmácias dos Postos de Saúde da zona rural e sede, além do CAPS e da demanda da população que necessita diversos tipos de medicamentos.