A Central de Atenção Farmacêutica(CAF) tem intensificado a dispensação de medicamentos que estão inclusos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename. “Esse é um compromisso do prefeito Antônio Reis, garantir que a medicação esteja nos postos de saúde. Pra isso, temos feito um esforço, uma verdadeira força-tarefa na elaboração logística, programação e dispensação. Inclusive iniciamos estudos para a implantação da Relação Municipal dos Medicamentos Essenciais”, explicou Caroline Reis, secretária de Saúde de Floriano.
Os locais abastecidos foram:
- 24 unidades de saúde (sendo 26 equipes);
- CAPS (II e AD III);
- CTA;
- SAMU;
Medicações como captopril, sinvastatina, metformina, furosemida, glibenclamida, dentre outras, foram enviadas às unidades de saúde, sendo que os CAPS II e AD III também recebem medicamentos psicotrópicos. “A CAF tem como principal objetivo garantir o acesso a medicamentos e insumos para o controle de doenças, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza”, explica Cristiany Cabedo, diretora da CAF.
O financiamento desse programa é destinado à aquisição de medicamentos e insumos relacionados em programas estratégicos de saúde do SUS.
As medicações dispensadas estão em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A Rename é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do SUS, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade.