Teve início nesta sexta-feira, 01, o mutirão de consultas e exames oftalmológicos abrindo o primeiro dia da programação de aniversário de Floriano. A ação segue pelos próximos dias e deve contemplar 800 pessoas. O mutirão vai zerar uma demanda reprimida de 700 pessoas que aguardam por uma consulta oftalmológica e ainda contemplar mais 100 pessoas que necessitam do serviço.
A ação deve gerar uma economia de, no mínimo, R$ 350,00 para cada pessoa a ser consultada, referente ao valor atualmente cobrado na rede particular. Além da consulta, a prefeitura disponibilizará, para aqueles que necessitarem, o exame (s) sem custos para o beneficiário. Uma das beneficiadas foi dona Marinete Silva que agradeceu ao prefeito Antonio Reis. “Já fazia muitos anos que esperava essa consulta, obrigado prefeito. Floriano tá de parabéns”, disse.
A secretária de Saúde, Caroline Reis, destacou o trabalho da Central de Regulação e Marcação de consulta em conjunto ao a equipe da Policlínica que realizaram nas últimas semanas a triagem e ligação para cada um dos pacientes. “Esse trabalho garantiu que todas as pessoas que estavam na fila de espera fossem contactadas. Organizamos blocos de consultas pelos próximos dias para atender toda a demanda”, explica.
A realização do Mutirão foi possível graça à da Lei 1076/2021, que instituiu a Campanha Abril Marrom, com realização anual para a prevenção e combate às diversas espécies de cegueira no município de Floriano, na qual ficou estabelecido que o Poder Executivo é responsável por estimular as pessoas a visitas periódicas ao oftalmologista e a realização. A lei é de autoria do vereador Marcony Alison, atual secretário municipal de governo.