A secretária municipal de Saúde, Caroline Reis, determinou o retorno das reuniões mensais com as enfermeiras que compõem o quadro das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), de todas as unidades de saúde do município. O momento é importante para se traçar planos e ações para os meses subsequentes.
Na primeira reunião ocorrida na última sexta-feira (26), discutiu-se temas como a continuidade da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação que termina dia 9 de setembro. A meta é atingir pelo menos 95% do grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.
Outra pauta abordada foi a notificação obrigatória de casos suspeitos de tuberculose e hanseníase. Já o departamento de Epidemiologia apresentou o Plano de Contingência Nacional para Monkeypox - a varíola do macaco.
O material oferece informações estratégicas para a contenção e controle da doença no país e orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a gestão dos casos de varíola dos macacos. O documento visa, ainda, estabelecer estratégias de capacitação e comunicação, além de orientar ações a serem definidas por estados e municípios brasileiros.