As escolas, além da parte pedagógica, também desempenham papel fundamental no aspecto social dos alunos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, está desenvolvendo oficinas de capacitação sobre prevenção ao suicídio junto ao corpo pedagógico das escolas municipais.
Neste mês, serão visitadas as Escolas Municipais Iracema Miranda e Padre Pedro Oliveira. Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Idalina de França, o objetivo é acender o sentimento de empatia e desenvolvimento de habilidades socioafetivas, além de promover a inclusão afetiva com o envolvimento de todos, seja com gincanas, peças teatrais, festivais, reforçando o vínculo social, que é um dos principais fatores na prevenção ao suicídio.
"Além da parte pedagógica, as escolas têm atribuição primordial no aspecto social dos alunos, que é o de prepará-los para a vida, proporcionando-lhes reflexão sobre a realidade, com formação crítica e participativa na sociedade", explicou..
Muitos adolescentes passam mais tempo na escola do que com a própria família. Além disso, a escola pode ser o único ou o mais significativo ambiente social que o acolhe, daí a importância do contexto na prevenção ao suicídio.
Setembro amarelo
O mês de setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio em todo o país, através da campanha Setembro Amarelo. Em Floriano, o tema escolhido para este ano foi “Toda vida importa” e traz como mensagem o acolhimento da Rede de Atenção Psicossocial, em parceria com a atenção básica e serviços de urgência e emergência psiquiátrica. O símbolo do girassol será trabalhado na campanha, pois todas as manhãs a flor parte em busca do sol, seguindo a luminosidade, insistentemente, já que precisa dela para se desenvolver. “O símbolo do girassol representa a busca da luminosidade para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira, apesar da dificuldade, em direção à luz”, explicou Idalina de França, psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Floriano.