A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (22), um encontro pedagógico que reuniu coordenadores e gestores de toda a rede municipal de ensino da sede e zona rural, além do secretário de Educação Nylfrânyo Ferreira e das diretoras de ensino das zonas urbana e rural, Hortência Vaz e Solange Barros, no auditório da Semdas.
O Encontro Pedagógico discutiu, entre outros temas, a dinâmica de realização do Pré-Flo – um novo projeto de ensino com 2 meses de duração voltado aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de melhorar, ainda mais, o nível de ensino aprendizagem com aulas de revisão dos conteúdos de português e matemática ministradas pelos próprios professores da rede municipal, em ritmo de cursinho preparatório e realização de simulados.
A ideia do projeto é preparar os alunos para a prova do Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí – o Saepi, ferramenta recém instituída pelo Governo do Estado para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais (2º e 5º anos) e ano final (9º ano), com prova a ser aplicada em todos os municípios do Piauí em 28 de outubro. O Pré-Flo também preparará os alunos para o classificatório de ingresso no ensino de nível médio/técnico do IFPI e CTF.
O Pré-Flo funcionará assim: para os alunos do 2º e 5º anos, as aulas de revisão serão ministradas na própria escola, nos dias 08 e 22 de outubro. Já para os 355 alunos do 9º ano da rede municipal serão realizados quatro aulões, no auditório do CEEP, dois ainda em outubro, nos dias 08 e 22; e os outros nas datas 26/11 e 10/12. “Pensamos um projeto para proporcionar aos nossos alunos chances mais igualitárias de acesso às vagas ofertadas nos classificatórios do IFPI e do CTF, reduzir o déficit no aprendizado causado pela pandemia e apresentarem um bom desempenho no SAEPI”, disse o secretário.
No encontro também foi discutida a aplicação de avaliações para as turmas de pré-II da educação infantil. O Encontro Pedagógico da Semed, agora realizado mensalmente, faz parte da nova sistemática de gestão da Educação Municipal, para um acompanhamento mais efetivo das atividades desenvolvidas nas escolas.