A equipe de Saúde Mental de Floriano, em parceria com a FAESF, realizou na última quarta-feira (20), uma ação de acolhimento a usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Floriano. O momento foi marcado por dinâmicas e atividades enfatizando o mês da campanha de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo. Segundo Idalina Barros, essas parcerias fortalecem a rede de saúde mental e ajudam os alunos dessas instituições a conhecerem melhor como funciona o suporte ao usuário do serviço.
Setembro Amarelo
O mês de setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio em todo o país, através da campanha Setembro Amarelo. Em Floriano, o tema escolhido para este ano foi “Toda vida importa” e traz como mensagem o acolhimento da Rede de Atenção Psicossocial, em parceria com a Atenção Básica e serviços de urgência e emergência psiquiátrica.
O símbolo do girassol será trabalhado na campanha, pois todas as manhãs a flor parte em busca do sol, seguindo a luminosidade, insistentemente, já que precisa dela para se desenvolver. “O símbolo do girassol representa a busca da luminosidade para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira, apesar da dificuldade, em direção à luz”, explicou Idalina de França, psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Floriano.