Nesta segunda feira (12), foi realizado no SAMU estadual, em Teresina, uma capacitação para a utilização do Traje Antichoque Não pneumático (TAN) em Obstetrícia. O TAN é um equipamento de compressão corporal utilizado em casos de Hemorragia Pós Parto-HPP, com o intuito de redirecionar o sangue da região (exemplo: útero) para áreas supra diafragmáticas nobres, a exemplo do cérebro, coração e pulmão.
Isso pode permitir a redução do sangramento local e uma facilidade maior para a manutenção das funções. Esse dispositivo tem como objetivos, diminuir em gestantes e puérperas a hemorragia pós-parto, a instabilidade hemodinâmica, choque hipovolêmico, evitar intervenções cirúrgicas e hemotransfusões, evitar hipotermia, melhorar a resposta da gestante ou puérpera ao tratamento antichoque, através do uso adequado do TAN, bem como reduzir morte materna.
Participaram do evento, o coordenador de enfermagem, João Fellipe Bento e o coordenador médico do SAMU de Floriano, Victor Absalão Cronemberger, ocasião em que foi doado à base do SAMU de Floriano, um dispositivo TAN para uso na Unidade de Suporte Avançada- USA da cidade, visando uma assistência de qualidade à população florianense.