A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã desta sexta-feira (05), da apresentação das "Linhas de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral" da rede de Atenção às Urgências e Emergências do Piauí. A secretária Caroline Reis e equipe, estiveram no evento representando o município.
Estiveram como palestrantes convidados, o superintendente da SUGMAC (Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade), Dr. Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, o superintendente da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Dr. Telmo Gomes Mesquita, além dos responsáveis pelas Linhas de Cuidado do IAM, Dr. Nagele de Sousa Lima e Linha de Cuidado do AVC, Dr. Romilto da Costa Pacheco Neto.
De acordo com dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil, em 2022, o AVC vitimou 112.992 pessoas no Brasil. No mesmo período, o infarto levou 105.786 pessoas à morte. Dados que consolidam o AVC e o infarto como duas das principais causas de morte no país.
Através do atendimento adequado e imediato esses números podem diminuir e é fundamental que as equipes de saúde estejam preparadas com as técnicas mais precisas e atuais. A expectativa é de que a implementação das linhas de cuidado IAM e AVC contribua para o salvamento de muitas vidas. Na estratégia, os profissionais de saúde são capacitados a identificar os sinais clássicos do AVC e do infarto.
O projeto tem como objetivo promover as estratégias para a ampliação, a agilidade e a qualificação dos atendimentos aos usuários que necessitem de cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio, independentemente da idade e sexo.
As Linhas de Cuidados do AVC têm como objetivo reduzir a morbimortalidade por AVC no estado do Piauí, assegurando o acesso a atenção e ao cuidado assistencial médico, além de garantia de continuidade da atenção integral iniciada no âmbito da Atenção Primária à saúde até a atenção secundária e terciária na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), incluindo as ações de reabilitação.
Sintomas de infarto
Doenças cardiovasculares estão entre as patologias que mais causam mortes no país, sendo as principais o Infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), responsáveis por altos índices de mortes e incapacitação, respectivamente.
De acordo com especialistas, é importante procurar socorro ligando para o Samu (192) ou indo ao hospital assim que perceber alguns dos sintomas:
Dor no peito — uma sensação de pressão, peso, aperto ou compressão no peito;
Dor em outras partes do corpo — pode parecer que a dor está se espalhando do peito para os braços (geralmente o braço esquerdo é afetado, mas pode afetar ambos os braços), mandíbula, pescoço, costas e abdômen;
Sensação de tontura ou atordoamento;
Sudorese;
Falta de ar;
Sentir-se enjoado ou vomitar;
Uma sensação forte de ansiedade (semelhante a ter um ataque de pânico);
Tosse ou chiado.
Os principais fatores de risco para o ataque cardíaco são:
Pressão alta;
Colesterol alto;
Tabagismo;
Sedentarismo;
Stress.
Especialistas alertam que a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter a situação.