Floriano,
booked.net

Floriano participa de seminário para qualificação dos indicadores do Previne Brasil
01/06/2022 - 14:17

Secom
Dando continuidade a uma série de capacitações sobre o Previne Brasil - que o novo método de financiamento da Atenção Primária - o Ministério da Saúde realizou nesta terça-feira (31), em Teresina, o Seminário "Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS)". O município de Floriano foi representado pela secretária de Saúde, Caroline Reis e pela coordenadora da Atenção Básica, Adenilde Coelho.

O Previne Brasil foi instituído há dois anos e, durante o período de adaptação, os gestores também tiveram o desafio de enfrentar uma pandemia sem que a população ficasse desassistida. O Ministério da Saúde fez mudanças para minimizar a perda de recursos com a mudança do modelo.

Desde o ano passado, foram feitas mais de 30 oficinas em todos os Estados brasileiros para abordar os quatro componentes que compõem o pagamento do Previne: a captação ponderada, o adicional per capita, desempenho e ações estratégicas. Agora começa uma segunda rodada de capacitação detalhar os sete indicadores, considerando que o repasse do Previne Brasil começa a valer em 2022, de maneira escalonada, de acordo com a produção real das equipes de saúde.

"É papel do Ministério da Saúde capacitar gestores, informar sobre programas e recursos e auxiliar na execução das políticas públicas que coordenam o cuidado da população. Com o Previne Brasil, o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, não seria diferente. É um trabalho contínuo para que os municípios consigam atingir as metas e que a população receba serviços de qualidade", afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.

Metodologia

O diferencial dos seminários é que os gestores municipais poderão tirar dúvidas com técnicos de todos os departamentos da *Saps*, podendo tirar dúvidas de outros serviços e procedimentos da carteira de serviços da APS que não são levados em conta para o cálculo do financiamento.

Outro tema abordado é a organização do processo de trabalho, identificando os principais desafios locais para a efetivação de uma Atenção Primária resolutiva capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado.
Prefeitura Municipal de Floriano
Praça Petrônio Portela
Caixa d´Água, Floriano - PI, 64800-000
 governo@floriano.pi.gov.br