Floriano,
booked.net

Núcleo Multiprofissional realiza ação de incentivo a atividade física no Conjunto Pedro Simplício
03/02/2023 - 14:28

Incentivo à atividade física no Conjunto Pedro Simplício
Em mais uma ação de saúde, o Núcleo Multiprofissional realizou nesta sexta-feira (03), uma ação para incentivo à atividade física no Conjunto Pedro Simplício, na Estação da Cidadania Nivaldo Junior.  A prática regular de atividade física contribui para a proteção e combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como câncer de mama e de cólon, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral; além de estar relacionada a um menor índice de mortalidade por todas as causas. Diante disso, a atividade física é considerada um dos determinantes e condicionantes para a saúde no país.

Dados apontam que a prevalência global de inatividade física foi de 27,5% em 2016. No Brasil, dados de 2021 apontaram que 48,2% da população com 18 anos ou mais das capitais brasileiras, não atendia ao mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, sendo que as mulheres (55,7%) e os idosos (73,0%) apresentaram as maiores prevalências.

Os altos índices de inatividade física acarretam em impactos econômicos aos sistemas de saúde. No Brasil, estima-se que do total de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 15% seja atribuído à inatividade física, resultando em um custo aproximado de R$275.646.877,64.

As orientações são vistas por órgãos internacionais de saúde como fundamentais para a redução da inatividade física e compõem a agenda de promoção da saúde de aproximadamente 62% dos países.

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão contempladas, sendo elas: José Paraguassú, PAM, Alfredo de Carvalho, Floriano (antiga Funasa) e Paulo Kalume. Segundo Daniel Gutembergue, diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, a população terá dois turnos à disposição para a prática das atividades físicas com a orientação adequada.

O objetivo da ação é estimular a realização de atividade física, principalmente entre pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, por meio da inserção destas atividades na rotina dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Prefeitura Municipal de Floriano
Praça Petrônio Portela
Caixa d´Água, Floriano - PI, 64800-000
 governo@floriano.pi.gov.br